Wednesday, December 13, 2017    
English 
Spanish 
Skip Navigation Links
Página Principal
Minha Conta
Forum
Avalie!
Compre!
Skip Navigation Links
Sobre
Contato
Mapa do Site

 Visão Geral

Agenda de Desenvolvimento
Bom, vamos começar dizendo que estamos realmente entusiasmados para versão 2.0! Como você pode perceber pelos comentários de muitos de nossos usuários, todos estão ansiosos pelo lançamento da versão 2.0 e a boa notícia é que... ela está a caminho! Mais adiante comentamos um pouco a respeito dos motivos para a demora, mas mal conseguimos expressar quão animado nosso time de desenvolvimento está por finalmente poder ter nossos insights em relação ao desenvolvimento prontos para sair do papel.

Recentemente, em meu ponto de vista, tivemos uma de nossas melhores reuniões de desenvolvimento e o desenvolvimento da versão 2.0 do StrataFrame foi implementado em nossa agenda. Em termos práticos, isso significa que no próximo ano vocês presenciarão o lançamento de várias funcionalidades, conforme mencionado abaixo.

Porque demorou tanto?
Temos recebido alguns emails, posts no fórum e comentários em geral questionando o que tem havido com o desenvolvimento do StrataFrame para que não estivéssemos lançando nenhuma versão.Ótima pergunta. A boa notícia é que, tecnicamente, StrataFrame tem sido melhorado consideralvemente mas estas melhorias não têm sido enviadas aos usuários. Vale lembrar que o StrataFrame foi criado a partir de uma necessidade da nossa própria equipe de desenvolvimento e que, portanto, nós também o utilizamos.

O produto carro-chefe da Micro4 é o PracticeStudio, uma aplicação de registros para a área médica, extremamente ampla e completa. Para os mais informados, aqui nos EUA tem havido uma forte reformulação do sistema de saúde como um todo nos últimos três ou quatro anos. Todas as modificações que têm havido na regulamentação de saúde vieram de encontro aos trabalhos que tínhamos realizado em nossa aplicação até então. A montanha de trabalho que se apresentou a nossa frente foi bastante íngrime e com muitas, muitas, MUITAS sub-aplicações que precisavam ser desenvolvidas ‘de cara’! Desse modo, precisamos imputar cada segundo de nosso tempo, esforço, e recursos para que o trabalho fosse finalizado. Trabalhamos 6 dias por semana, de 10 a 12 horas por dia, por mais de 2 anos. Felizmente, conseguimos escalar a montanha e se o ditado “O que não nos mata, nos torna mais fortes” for verdadeiro, somos os “Incríveis Hulks” da codificação depois disso!

Falando da parte divertida...

Discussão geral
Agora que já esclarecemos o que houve, vamos falar sobre o que está por vir. Como mencionado anteriormente, utilizamos StrataFrame todos os dias aqui na Micro4 e sabemos exatamente o que precisa ser feito para que performance, escalabilidade e funcionalidade atinjam um nível superior; isso sem mencionar a quantidade de tempo gasta com tarefas comuns.

Visão Macro
O que tratamos neste pequeno texto é como se estivéssemos descrevendo uma paisagem vista há 10km de altura! Aos poucos vamos nos aproximando dela e descrevendo com maior detalhe o que avistamos, postando vídeos e amostras, por exemplo. Aconselhamos, portanto, que sempre chequem o site para atualizações sobre o assunto, especialmente depois das festas de final de ano.

Camada de dados e Camada de Negócios

Redesenhando a camada de Negócios
A Camada de Negócios atual é ótima, mas poderia ser maravilhosa! Para começar, os objetos de negócio serão mais focados em objeto. Em vez de construir a base dos componentes internos dos objetos de negócio sobre uma tabela de dados ADO.NET, teremos nosso próprio modelo de entidade de objeto que é bem mais rápida, enumerável e mais fácil de conectar praticamente a qualquer coisa. Entretanto, não se preocupe, pois você ainda conseguirá criar e importar tabelas de dados para um objeto de negócio.

Em seguida, disponibilizaremos coleções de entidades e visualizações de coleções que sejam independentes e se reconectem à coleção anterior.

Melhorias na Camada de dados
A Camada de dados será redefinida de modo que fique mais fácil sua separação do provedor de dados. Essa manobra permitirá mais opções de escolha quanto ao provedor de dados ( tais como a utilização do Oracle em vez do Oracle .NET).

Melhorias no Enterprise Sever
O Enterprise Server como está agora é bastante robusto, entretanto, com a finalidade de melhorar sua escalabillidade algumas modificações serão efetuadas para suportar o fluxo de dados aos clientes em vez de enviar os dados em pequenas unidades mensuráveis. Como consequência, a memória do Enterprise Server não será sobrecarregada e permitirá sua utilização em deployments maiores ainda.

Suporte a LINQ
StrataFrame 2.0 suportará LINQ em sua totalidade.De questões de definição que são traduzidas e executadas no banco de dados à definição dinâmica da visualização de coleções, StrataFrame 2.0 suportará LINQ em sua totalidade.

Objetos de Negócio Meta-Data armazenados em XML
Objetos de Negócio Meta-Data agora serão armazenados em XML e serão parte do projeto. Isso elimina a necessidade do SQL Server armazenar os Meta-Data e faz com que seja muito mais fácil o check-out de grupos que trabalhem remotamente em projetos sem que seja necessário ter o banco de dados original do SQL Server ou conexão à fonte de banco de dados.

XML como Fonte Original de Dados de Objeto de Negócio
Embora antes fosse possível combinar arquivos XML por meio de alguns provedores OLE, StrataFrame 2.0 fornecerá mapeamento original a arquivos XML. Basicamente você conseguirá utilizar arquivos XML como arquivos de dados comuns, sem qualquer trabalho. A estrutura dos arquivos XML também poderá ser atualizada dinamicamente tal como o Database Deployment Toolkit atualiza o SQL Server dinamicamente.

Junção de Objeto de Negócio Nativo
Objetos de Negócio poderão ser interligados a controles de terceiros sem a necessidade de implementação da interface IBusinessBindable. A junção com dados nativamente .NET também será suportada, incluindo grids e outros controles numeráveis. Esta funcionalidade também tornará mais fácil a criação de relatórios, por exemplo, dentre outros.

Camada de Apresentação

Nova Coleção de Controle WPF
Uma nova coleção de controles consistentes, que trará consigo todos os controles já existentes no StrataFrame atualmente, será introduzida.

Nova Coleção de Controles de WinForms
Os controles de WinForms atuais avançarão e serão melhorados para se beneficiar do novo framework. Novas características RAD e editores de digitação também serão contemplados na versão 2.0 para aumentar a velocidade de tarefas comumentes entediantes.

Coleções de Controles totalmente desvinculadas
Basicamente isso significa que as coleções de controles poderão ser facilmente utilizadas com outras entidades além do StrataFrame. Tecnicamente falando, a coleção de controles atual também poderia, mas a principal diferença é que a nova coleção de controles funcionará como uma entidade totalmente separada na camada de negócio. Em suma, isto permitirá que a coleção de controles possa ser adquirida sem o framework.

Temas novos e melhorados
Novos temas serão introduzidos na nova versão. Eles serão mais detalhados e reutilizáveis, o que permitirá uma integração de controles mais discreta. Experts em gráficos farão o design, esquema de cores e geração. Os temas atuais serão melhorados. Você continuará podendo criar seus próprios temas, entretanto.

Templates Otimizadores de Design
Você já adicionou um controle e teve que configurar as propriedades de novo e de novo? Nós também! Na nova versão você poderá criar templates no editor de design; será possível aplicar um controle pontualmente e aplicar um template a um controle ou grupo de controles. Por exemplo, se você costuma desligar a função autodimensionamento e então configurar o alinhamento para a direita em um label, crie um modelo. Daí, em vez de ir em cada uma das propriedades, é só clicar na seta do editor de design no label e escolher o template desejado. Em um clique apenas todas as propriedades desejadas serão configuradas.

Coluna de Objeto de Negócio Clique e Arraste
Uma janela do editor de design agora permitirá que uma coluna ou grupo de colunas possa ser arrastado até um formulário ou etiqueta e o controle apropriado será colocado com as junções adequadas. Essa é uma das principais características que possibilitará a otimização do tempo.

Wizard de Formulário e Diálogo
Definitivamente não estamos nos distanciando de nossas filosofias ou mudando a essência do StrataFrame, mas é comum precisar repetir os mesmos passos ao criar um formulário ou diálogo. A nova versão trará, então, um Wizard de formulário e diálogo que permitirá a escolha de títulos, cabeçalhos, objetos de negócios, campos, etc, e gerar um formulário em nível básico. Imaginamos que isso vá salvar muito trabalho braçal. Uma vez gerado, a manutenção do fomulário será feita manualmente. É claro que será necessário um trabalho de revisão, mas muitos dos passos manuais serão eliminados!

Database Deployment Toolkit

DTE Largamente Melhorado
O ambiente de desenvolvimento de design será drasticamente reformulado. Tabelas múltiplas, sprocs, visualizações, etc poderão ser trabalhados ao mesmo tempo. Queremos que este ambiente seja mais percebido como ambiente de desenvolvimento.

Suporte de Deployment sem SMO
Atualmente o DDT utiliza o gerenciamento de objetos do SQL Server (SMO) para reter informação do SQL Server e também atualizar certas porções das estruturas. Ao eliminar a necessidade do SMO, a atualização da aplicação será muito mais fácil e as atualizações ficarão mais rápidas em algumas áreas.

Construído para suportar Banco de dados Múltiplos
Atualmente, DDT suporta apenas o SQL Server. Entretanto, ele está sendo reconstruído para permitir que outros bancos de dados possam ser adicionados a longo prazo. A decisão sobrequando e quais bancos de dados serão suportados ainda estão em estudo por nossa equipe de desenvolvimento.

Lógica de Validação
O DDT não possui nenhuma validação do SQL Server. Uma validação básica e uma checagem de erros para erros mais comuns serão implementados na versão 2.0. Também poderá ser implementada a possibilidade de customizar erros.

Refabricação da Segurança Baseada em Funções (Role Based Security)

Apresentação modernizada
Os diálogos, gráficos e layout em geral será modernizado para uma melhor aparência.

Integração API Customizada
Âncoras serão fornecidas para criação de diálogos de usuários perfeitos! É comum que campos de usuários customizados e lógica devam ser adicionados como parte integrante de sua aplicação. A adição destas âncoras permitirá que se crie diálogos customizados enquanto ainda se pode acessá-los de uma única localização através da interface do RBS (Role Based Security).

Em resumo...

Muito além do descrito aqui!
Muito, mas muito mais do que foi descrito aqui será implementado na versão 2.0 do StrataFrame. O que a gente queria era mesmo te deixar com um gostinho na boca. Ao longo do tempo mais artigos serão postados, trazendo mais detalhes. Caso você não tenha lido aqui aquela funcionalidade que você tanto esperava, pode ser que ela esteja em nossa agenda de desenvolvimento, então, é só perguntar ou aguardar a postagem de novos artigos.

 
Mapa do Site - Página Principal - Minha Conta - Forum - Sobre - Contato - Avalie - Compre

Microsoft, Visual Studio e o logotipo Visual Studio são marcas registradas de Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países.